Quem sou eu

Obcecada por fotografia. Fissurada em maquiagem. Maluca por salto alto.Apaixonada por cores.

Arquivo do blog

Seguidores

Tecnologia do Blogger.
fevereiro 09, 2012
Doutzen Kroes, Sara Ziff, Coco Rocha e Jenna Sauers no lançamento do The Model Alliance ©Reprodução



Há pouco mais de um ano, Sara Ziff pensava em criar um projeto para regulamentar a profissão de modelo, que chamaria The Model Alliance. Então, o projeto ganhou forma e bem a tempo do início da temporada de moda internacional. O The Model Alliance, lançado segunda-feira (06.02) em um evento comemorativo recheado de rostos poderosos, pretende ser uma “segunda casa” para as modelos que começam a sua carreira muito cedo e se sentem desprotegidas ou se veem em situações de abusos de imagem ou de profissão, a maior parte das vezes sem nenhum apoio.
A ex-modelo, que já tinha levantado o assunto dos direitos da profissão com o documentário “Picture Me”, dirigido e estrelado pela própria, surge com esse projeto que conta com o apoio e participação ativa de nomes como o da top Coco Rocha, Susan Scafidi, diretora do Fashion Law Institute na Universidade de Direito de Fordham, em Nova York, e Jenna Sauers, escritora de moda e também uma ex-modelo.
A organização está representada em um site que agrega todas as informações sobre o trabalho e os direitos da profissão: atualizações diárias de notícias relacionadas ao tema, um fórum em que as modelos podem postar as suas opiniões, uma curadoria diária do que sai na internet e toda a legislação que existe sobre o tema para consulta.


O vídeo de apresentação abaixo resume bem a organização:

Sauers, que terá o cargo de editora do site, levanta um ponto crucial na discussão: “A ideia de ter modelos organizadas lutando pelos seus direitos pode parecer fútil ou até engraçada – as modelos não são as pessoas em que se pensa quando falamos de abuso de menores ou más condições de trabalho”, explica a editora.
Mas a verdade é que este é um tema recorrente. Desde que há cinco anos o CFDA (conselho de designers americanos), presidido por Diane von Furstenberg, criou uma iniciativa de saúde, à qual agora se juntaram as “Vogues” do mundo todo com o “The Health Institute”, a missão de promover melhores condições de trabalho para as modelos está aumentando. Ao longo da semana de moda nova-iorquina, que vai até ao dia 16 de fevereiro, o CFDA, que faz uma fiscalização rigorosa quanto à idade das modelos e seus horários de trabalho, vai trabalhar com a Model Alliance em outras  ações, como por exemplo retirando os fotógrafos dos camarins na hora da troca de roupa, protegendo a imagem das modelos.
Mais que justo.

©Reprodução

0 comentários: